O QUE FAZ UM ASSISTENTE SOCIAL?

Marianna Bortolini
3 min readMay 15, 2023

--

Contribuindo para a visibilidade e valorização dessa profissão, o dia do assistente social é comemorado no dia 15 deste mês.

Você sabe o que faz um assistente social? Muito além de entregar cestas básicas, esse profissional contribui para mudanças significativas na vida de diversas famílias e indivíduos. E para entendermos como funciona o dia a dia desse profissional, conversamos com Eliane Scarabelli (48), membro da Oitava e assistente social da Associação Beneficente Wilson de Souza (Awiso).

A falta de informação e desconhecimento contribuem para que o trabalho do assistente social seja subestimado”, desabafa Eliane. Ao falar sobre sua atuação, ela esclarece que “o papel do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos”. Trabalho esse que conta com algumas dificuldades, como o excesso de demanda, pois são diversas famílias em situação de vulnerabilidade social que procuram ajuda, além de impedimentos na liberação de recursos e a falta de políticas públicas eficazes.

Nesse cenário, por vezes desfavorável, entra em cena a Awiso, ONG vinculada e mantida pela Oitava, que atualmente auxilia 32 famílias cadastradas, de Belo Horizonte e regiões metropolitanas. Com o objetivo de atender a comunidade, a associação desenvolve diversos programas que vão ao encontro das necessidades individuais e familiares dos beneficiados.

Um deles é o projeto Capacitar, que oferta cursos de formação semiprofissional, os quais proporcionam a recolocação no mercado de trabalho, contribuindo para o sustento financeiro dos alunos. Dessa forma, muito além do assistencialismo, o ofício do assistente social é uma construção a longo prazo.Normalmente não é um trabalho com resultado imediato. Demanda qualificação técnica e o despertar do indivíduo para diversas expressões da questão social”, explica Eliane.

A associação oferece também o Mercado Solidário, um empreendimento que permite aos beneficiados a liberdade de escolher produtos de acordo com suas necessidades. Eliane conta que essa oportunidade é bastante relevante, pois muitos não possuem renda própria ao ponto de frequentar um supermercado. Assim, utilizando a Moeda Social, adquirida mediante a participação nas atividades da ONG, os indivíduos usufruem da autonomia de fazer suas próprias compras. Tudo isso, segundo ela, “incentiva a pessoa a se desenvolver, afinal, para ganhar a moeda ela precisa se envolver no que a Awiso disponibiliza, e ela ganha a liberdade de escolher o que precisa no mercado”.

Com aproximadamente 14 projetos, a Awiso proporciona ao cidadão desde tratamento odontológico até um espaço de convivência para o idoso. É um impacto positivo na vida de crianças, adolescentes e adultos, sem se esquecer dos mais velhos.É uma satisfação ver uma pessoa, após o nosso acompanhamento, sair dessa situação de vulnerabilidade”, relata Eliane.

Nós, da Oitava Igreja, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo belíssimo trabalho, e agradecemos a Deus por suas vidas.

--

--

Marianna Bortolini

Cristã, jornalista, apaixonada por teologia, literatura, história, cinema e jogos de tabuleiro. 27 anos. Escrever é pensar.