Marianna Bortolini
3 min readDec 9, 2023

DIA DA BÍBLIA: DICAS PARA UMA VIDA DEVOCIONAL DIÁRIA

Os antecedentes históricos do Dia da Bíblia nos direcionam para a importância dessa data. Afinal, o segundo domingo de dezembro foi separado “para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia ”*. Isso já diz muito, não é mesmo? Essa iniciativa aconteceu em um momento bem marcante para a história da igreja, o que nos ajuda a entender os motivos de tal decisão.

Estamos falando da Inglaterra, no reinado de Eduardo VI, o primeiro rei inglês criado na nova religião: a protestante. Em 1549, o Arcebispo da Cantuária e um dos líderes da reforma religiosa inglesa, Thomas Cranmer, incluiu a petição no Livro de Orações Comum – obra utilizada por igrejas anglicanas e outras denominações protestantes que auxilia na liturgia dos cultos e nas práticas devocionais individuais –, em um período em que a região desfrutava de uma liberdade religiosa, devido a seu rei reformado, de forma que a população tinha acesso às Escrituras em sua língua materna, o inglês, antes proibido.

O Dia da Bíblia surge então como um incentivo à leitura bíblica, além de nos lembrar da importância da Palavra de Deus em nossas vidas e celebrarmos nosso acesso a ela.

Aqui no Brasil pode parecer distante falar de algum tipo de perseguição - ou até pena de morte - apenas por ter a Bíblia em casa. Porém, essa ainda é a realidade em alguns países. Graças a Deus, somos abençoados com numerosas versões em nosso idioma e temos as Sagradas Escrituras em mãos.

Regra de fé e prática; lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Salmos 119.105); viva e eficaz (Hebreus 4.12); todas essas descrições nos dão uma certeza: a Bíblia é fundamental em nossas vidas. Devemos nos relacionar com Deus e Sua Palavra todos os dias. Por esse motivo, recomenda-se o devocional, um momento do seu dia dedicado à oração, leitura e meditação nas Escrituras. Para tal, separamos algumas dicas que podem te apoiar na construção desse hábito. Confira:

Reserve um momento específico do seu dia: Deus deve ser prioridade em nossas vidas. Por isso, coloque o período do devocional em sua agenda e, organize o seu dia com um tempo separado para Ele.



Faça um culto no lar: uma ótima opção – principalmente para famílias com crianças – é fazer um culto doméstico. Dessa maneira, além de envolver toda a família, um incentiva o outro a manter-se firmes nos caminhos do Senhor.



Livre-se das distrações: nesse momento, tente não se distrair. Deixe as preocupações e as tarefas de lado e concentre-se.



Ore antes, durante e depois: pratique a Lectio divina, uma “Leitura Orante” da Bíblia, que consiste em pedir ao Espírito Santo que o guie no entendimento correto das Escrituras, ler atentamente o texto, orar e meditar acerca do que foi lido.



Escolha uma boa tradução da Bíblia: na língua portuguesa temos várias traduções, e uma versão de qualidade ajuda na boa compreensão do texto. Destacamos as versões: Almeida Revista e Atualizada (ARA), Nova Almeida Atualizada (NAA) e Nova Versão Internacional (NVI).



Recorra a planos de leitura: iniciar pelos evangelhos, começar por Gênesis, intercalar entre Antigo e Novo Testamento, Ordem Cronológica... seja como preferir, pode-se encontrar um plano de leitura adequado para você! No site da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) há diferentes opções, clique aqui para conferir.



Utilize livros auxiliares: existem vários comentários bíblicos, estudos e reflexões sobre determinados livros e temas da Bíblia. Você pode escolher um e usá-lo como uma leitura auxiliar para aprofundar seus conhecimentos.



Aplicativos digitais: encontra-se aplicativos para smartphones que auxiliam na sua leitura bíblica. Eles oferecem planos de leitura com ricas meditações. Uma boa pedida para manter um contato com a Bíblia ao longo do nosso dia!

*Fonte: https://www.sbb.org.br/dia-da-biblia

- Saiba mais sobre a história da Bíblia aqui: https://www.sbb.org.br/historia-da-biblia-sagrada

Marianna Bortolini

Cristã, jornalista, apaixonada por teologia, literatura, história, cinema e jogos de tabuleiro. 27 anos. Escrever é pensar.